sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Decepção Pós-Fórum


Desculpem-me o título desse humilde texto. Mas é exatamente isso que sinto neste momento.

O Fórum acendeu em mim uma chama muito forte, uma vontade de agir, de fazer, de acontecer. E assim que desembarquei no Rio de Janeiro, dia 27/09, essa chama queimava mais forte ainda.

Porém, passaram-se dias, semanas e o primeiro mês Pós-Forum se aproxima. E o que foi feito da minha chama? Nada. Foi como um fogo aceso numa noite de frio sem ninguém por perto.

Mas a minha decepção não é com o apagar, ou com o diminuir da chama, é com o modo que eu a deixei apagar. 

Durante esse quase um mês Pós-fórum rezei e planejei acordar algum dia, ir as obras, visitar, conversar, me engajar usar essa chama para algo produtivo.

Porém, o tempo foi passando a chama se apagando e pelo menos para escrever este texto consegui aproveitar o restinho da chama revolucionária que persiste dentro de mim. Espero utilizar essa faísca para criar um incêndio que contamine a todos os outros, que estiverem ao meu redor.
           
Abraços a todos,


Osmar Galvão

Um comentário:

  1. Querido Osmar.
    Acho que não tive a chance de te conhecer pessoalmente. Quis ter conversado mais com mais pessoas, mas o tempo foi curto para a realização desse desejo...
    O que digo é que já passei por uma fase em que me cobrava demais: por não rezar direito, por não estudar direito, por não servir os outros direito, e por tantas outras coisas que pensava que não fazia direito, e por tantas outras que eu ainda não tinha feito nada.
    Na caminhada da espiritualidade inaciana tenho aprendido, ao longo desses poucos três anos, que não precisamos nos cobrar tanto e que tudo tem o seu tempo oportuno. Não sinta sua chama se apagar simplesmente pelo fato de achar que não realizou nada. Muitas vezes, só o fato de ela estar acesa, permite aos que estão ao seu redor enxergar coisas novas, devido "àquela luz tão pequena, quase apagada". O Espírito Santo sempre está agindo.
    Vamos então agradecer por esta pequena chama que insiste em querer ficar acesa? Todos nós precisamos disso, sem exceção.
    Quando a gente começa a agradecer, começa a ver muitas coisas. Vamos agradecer a Deus, sempre, também por esta inquietude em seu coração. Reparou que ela é uma grande graça? Pois você quer manter essa chama acesa... Seu desejo também é o desejo de Deus, pois seu desejo não está fechado em si, mas quer se abrir para o mundo. Só pode ser um desejo de Deus.
    Obrigado por me dar também a chance de parar para pensar em agradecer pela "aridez". Sua partilha também foi uma grande graça para mim, acredite.
    Grande abraço fraterno, Peterson

    PAZ E BEM!

    ResponderExcluir